Veja
as tecnologias que parecem coisa de carro do futuro
Veículos já são capazes de fazer curvas e manobras de estacionamento
sem interferência do motorista
Até o
início da década passada, poucos seriam capazes de imaginar que
teríamos carros capazes de rodar sem o auxílio do motorista antes de
2050. Prever a possibilidade de comandar o sistema de som do veículo
por meio de gestos, então, parecia coisa de ficção científica – os
ajustes eram feitos por meio de botões.
E ter uma tecnologia que faz as vezes de manobrista? Essa veio até
rápido, mas, principalmente no Brasil, pouca gente sabe que há
diversos carros com esse recurso à venda.
Mas, para a indústria automotiva, o futuro chegou rápido. Atualmente
há carros com tecnologias que nem Robert Zemeckis, diretor de “De
Volta para o Futuro”, poderia ter imaginado.
E os próximos anos prometem surpreender ainda mais. Veja alguns
exemplos.
ASSISTÊNCIA
AO ESTACIONAMENTO:
O sistema já é um velho conhecido e está disponível até no Ford Focus.
Antes, só ajudava a estacionar em vagas de baliza, esterçando o
volante e dizendo ao motorista quando frear e acelerar. Depois, passou
a colocar o veículo em vagas perpendiculares. Em automóveis mais
modernos, já não há necessidade de acionar os pedais de acelerador e
freios; o sistema faz isso automaticamente. Em alguns países, já é
possível parar o carro sem necessidade de haver alguém ao volante. A
tecnologia é comandada pela chave, no BMW Série 7, e por meio de
aplicativo de smartphone, no Classe E (esse recurso não foi homologado
para os Mercedes-Benz no Brasil). O próximo passo é fazer com que, por
meio de comandos feitos do lado de fora, o carro possa procurar vagas
sozinho.
PAINEL VIRTUAL:
No lugar do quadro convencional, o sistema tem tela personalizável, na
qual o motorista escolhe quais informações quer ver em destaque. O
primeiro com essa solução foi a terceira geração do Land Rover Range
Rover Vogue, lançada na Europa em 2010. A partir de 2014, o sistema
passou a vir nos novos Audi que chegaram ao Brasil, como TT, Q7 e A4,
em versão bem mais moderna. Nos carros alemães, dá para colocar em
destaque velocímetro e conta-giros, mapas do navegador GPS e dados do
sistema de som, por exemplo. O F-Pace, da Jaguar, levou a tecnologia
além: seu painel virtual projeta imagens em 360° do local para o qual
o carro está indo. A tecnologia, porém, não está disponível no País.
COMANDOS
POR GESTOS:
Disponível no BMW Série 7 – inclusive na versão vendida no Brasil –, o
sistema permite que o motorista (ou o ocupante do banco dianteiro)
posicione o cotovelo sobre o console e acione diversas funções na tela
central. Girando os dedos dá para regular o volume do som. Com
movimentos das mãos estendidas é possível escolher imagens de qualquer
câmera externa.
CARRO AUTÔNOMO:
Os sistemas disponíveis ainda são semiautônomos e exigem que o
motorista segure o volante enquanto o carro roda. A tecnologia utiliza
radares e sensores para frear e acelerar, além de movimentar o
volante, inclusive para contornar curvas. O novo Mercedes Classe E
trouxe um avanço: se o motorista não reagir aos avisos para retomar o
volante, o sistema pode parar o sedã sozinho. A Audi promete lançar
neste ano o primeiro carro com funções autônomas. Trata-se do novo A8,
cujo sistema será capaz de assumir o volante, conforme a situação, sem
interferência do motorista. A estreia do carro autônomo está prevista
para a próxima década.
HEAD-UP DISPLAY:
Lançado em meados da década passada, no BMW Série 5, o dispositivo
projeta informações do painel de instrumentos no para-brisa do carro,
permitindo que o motorista não desvie os olhos da pista, o que aumenta
a segurança. Com o passar dos anos, o recurso passou a suportar cada
vez mais informações, e de maneira personalizável, permite que o
motorista escolha o que deseja ver. O próximo passo é o uso de
realidade aumentada, recurso mostrado no protótipo Q8, da Audi. Será
possível ver no para-brisa ainda mais informações, como mapas e
imagens em 3D. Haverá até a possibilidade de fazer compras sem sair do
carro, com auxílio de comandos de voz. |